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Relacionamento com o cliente: aprenda a melhorá-lo

Se você ainda não investe nesta estratégia que envolve todo o seu ciclo de vendas, é hora de conhecer mais sobre o relacionamento com cliente e a aprender a melhorá-lo com algumas dicas fundamentais.

Não é de hoje que o bom relacionamento com o cliente se torna um diferencial competitivo relevante. Isso porque as grandes empresas que estão sempre em alta, são aquelas que mais otimizam esse recurso, afinal, saber ouvir as dores, necessidades e atender superando as expectativas do seu cliente, é a melhor maneira de solucionar um problema e torná-lo um cliente fiel.

Quando um consumidor se sente satisfeito com a experiência de compra, é natural que haja um bom relacionamento com o cliente juntamente com a empresa. Assim, essa pessoa se torna um propagador da marca, ou seja, fará a famosa e sempre atual "propaganda do boca a boca".

De modo geral, é preciso ter em mente que deverão haver algumas ações que visem desenvolver uma comunicação contínua e transparente entre a marca e seus consumidores.

Agora, se você não sabe como fazer isso, fique conosco neste texto e descubra!




O que é e como implementar esse relacionamento com o cliente?

Esse recurso é, acima de tudo, um investimento que costuma render bons resultados quando trabalhado da maneira correta. Por exemplo, com um bom relacionamento com o cliente o seu público-alvo recomenda os seus serviços para amigos, bem como, conhecidos.

Dessa forma, você criará uma espécie de "embaixadores" da sua marca, pois eles vestem a sua camisa e tornam a decisão de compra sempre mais fácil.

Veja algumas dicas de como implementá-lo:

#1 Tenha um atendimento empático

Não existe um bom relacionamento com o cliente sem empatia.

Pensando nisso, coloque-se sempre no lugar do seu público, analisando as suas necessidades e trazendo soluções eficientes. Nesse sentido, lembre-se sempre de tratar o cliente como você gostaria de ser tratado.

Quer um exemplo? Não seja insistente, isto é, não force, de certo modo, o seu cliente a comprar um produto ou serviço, deixe-o à vontade e com liberdade para essa escolha.

#2 Invista em serviços agregados

Não pense que isso é muito complexo, pois não é! Você poderá apostar em descontos relâmpagos, serviços de entrega mais ágeis, informações mais completas e, até mesmo, instalação gratuita.

A regra aqui é conhecer o seu público-alvo e usar um pouco de criatividade para surpreendê-lo. Você consegue!

#3 Estude o comportamento do cliente, em especial do SEU cliente

Não tem jeito, é necessário conhecer afundo o seu consumidor, se você estiver preocupado em satisfazê-lo.

É preciso conhecer o seu comportamento, medos, expectativas, necessidades e tudo mais que vier a agregar. Para isso, aposte em pesquisas de satisfação, já que elas são as fontes mais seguras para levantar dados sobre quem são as pessoas que compram de você.

Por que é tão importante, e discutido, o bom relacionamento com o cliente?

Primeiramente, desenvolver essa relação é essencial para que o seu consumidor atual se torne fiel a sua marca. Todavia, essa experiência positiva deve ser constante, caso contrário, esse mesmo consumidor satisfeito até então, poderá simplesmente comprar da sua concorrência.

Um estudo realizado pela Zendesk, afirma que 50% dos entrevistados dizem que ao passar por uma experiência negativa com determinada marca, eles automaticamente mudam para o concorrente. Do contrário, 52% priorizam a compra em empresas que já fazem parte das suas marcas preferidas.

Em outras palavras, o que tudo isso quer dizer é muito simples: o seu cliente é extremamente importante para o seu crescimento, portanto, invista nele e nessa relação!

5 dados relevantes sobre clientes insatisfeitos:

· De acordo com o New Voice, 58% das pessoas nunca mais voltam a um determinado estabelecimento após uma experiência negativa;

· Segundo a Glance, são necessárias 12 experiências positivas para levar em consideração 1 experiência negativa não solucionada por uma empresa;

· Ainda conforme a ContactPoint, apenas 21% das instituições perguntam o nome do cliente antes ou durante o atendimento, sendo que 100% das pessoas têm um nome e preferem ser tratadas por ele;

· Em seguida, a Accenture traz o dado de que 66% dos consumidores trocam de empresa por conta de um atendimento insatisfatório;

· A Invesp aponta 33% de abandono ao não ter clareza nas informações a respeito de certo produto e/ou serviço.

A CBN Distribuidora incentiva as empresas a cultivarem um bom relacionamento com o cliente

Nós sabemos que a confiança é a base para qualquer relacionamento, por isso, nós da CBN Distribuidora trabalhamos essa relação com todos os nossos clientes, assim como, disponibilizamos conteúdos que auxiliem eles a promover essa mesma melhoria no relacionamento com o cliente por parte deles.

Aproveite e nos siga em nossas redes sociais!

Até breve!

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