top of page

Como definir o melhor Mix de Produtos para o seu negócio

Definitivamente o momento de definir o melhor Mix de Produtos para o seu negócio é uma das fases mais decisivas para o sucesso do seu comércio. Isso porque a seleção dos itens certos resultam em mais vendas e consumidores assíduos.

De modo geral, essas mercadorias precisam ser atrativas para o seu público-alvo, assim como, rentáveis para o seu negócio.

Pensando nisso, reunimos neste artigo algumas informações sobre o que é o Mix de Produtos, qual a sua importância e como defini-lo, de modo que você fidelize o consumidor garantindo uma fatia maior de mercado. Boa leitura!



O que é Mix de Produtos?

Ele nada mais é do que um conceito aplicado para indicar a diversidade de itens vendidos por um negócio. Em outras palavras, é o portfólio de mercadorias que uma empresa oferece aos seus consumidores.

Agora, para reunir um bom Mix de Produtos, você deve considerar alguns fatores, como:

  • porte do negócio;

  • o ramo de atividade;

  • tipos de serviços e produtos que são ofertados;

  • sazonalidade;

  • região de atuação do estabelecimento.


Passo a passo para definir o Mix de Produtos

1. Conheça os seus negócios

Nesse sentido, é preciso identificar todos os pontos do negócio, principalmente as características da empresa. Isso porque de nada adianta querer expandir os produtos ofertados, se não houver capacidade de produção, por exemplo.

Uma maneira de avaliar essa situação é investigando o histórico de vendas da empresa. Por meio dele você poderá identificar os produtos que mais tiveram saída, a margem de lucro gerada nessas vendas, assim como, quais produtos contam com um menor custo de produção.

2. Saiba reconhecer o seu público-alvo

A partir do momento que você conhece profundamente os seus negócios, é hora de descobrir para quem você quer vender e quem são essas pessoas.

Assim que esse levantamento de dados for concluído, é o momento de traçar um perfil de mercado, definir a sazonalidade desse serviço e em qual região as vendas acontecerão. Compreender as dores e o que leva a persona a decidir pela compra, é essencial para alcançar o sucesso das vendas. Portanto, antes de lançar um novo produto no seu Mix de Produtos, esclareça algumas questões como:

  • o meu público-alvo precisa dessa novidade?

  • esse é um preço condizente ao que o meu consumidor pagaria?

  • a concorrência faz algo parecido ou melhor?

  • é um produto sazonal?

Ao responder essas questões com o auxílio de uma pesquisa de mercado, sem dúvidas os seus negócios estão no caminho certo para tomar decisões mais assertivas, seguras e, especialmente eficientes.

3. Esteja atento ao mercado

É uma eterna pesquisa sobre conhecer o seu negócio, o seu público-alvo e os seus concorrentes.

Nessas análises da concorrência você poderá obter informações sobre alguns produtos já oferecidos, estratégias utilizadas e erros cometidos, já que dessa forma, a sua empresa poderá ser mais assertiva e superar a concorrência.

Tenha claro qual é o item que se destaca no seu nicho e ressalte todo o seu diferencial sempre. Você pode fazer isso através de um preço competitivo, embalagem atraente, melhor posicionamento na gôndola e etc.

4. Conte com uma avaliação periódica

Logo após colocar em prática tudo já mencionado por aqui, é preciso contar frequentemente com avaliações a fim de acompanhar os resultados dos seus negócios por meio de KPIs.

Desse modo será possível realizar um monitoramento dos indicadores que auxiliará a entender o andamento do negócio com base em dados. Como resultado, todas as suas ações poderão ser focadas em melhorar a produtividade da instituição.

Por qual razão é importante ter um Mix de Produtos na sua empresa?

Não há outra razão para o varejo existir senão servir à clientela com toda a qualidade possível. Isso porque se o seu cliente for até a sua loja e não encontrar o que procura, ele busca na concorrência.

Ou seja, se você deixa de realizar um bom Mix de Produtos, as vendas se perdem.

Não adianta pensar que ter uma opção apenas do produto irá atender a necessidade do consumidor, porque não irá! Nós como consumidores queremos ter um leque de opções na hora da decisão da compra, afinal, as cores, materiais, tamanhos e estampas são o que nos motivam a adquirir pelo tal produto e a querer comprar novamente.

Em suma, a variedade a ser oferecida não pode ser ignorada no planejamento, pois elas potencializam o lucro do negócio.

A CBN Distribuidora é parceira de empresas que buscam definir o seu Mix de Produtos

Se você chegou até aqui sabe que o Mix de Produtos é definitivo para ajudar a sua empresa a conquistar o cliente e garantir uma maior parcela de mercado.

Na hora de compor o seu Mix de Produtos, conte com a CBN Distribuidora e toda a sua expertise em grandes marcas e produtos de qualidade.

Aproveite e leia também sobre as 5 dicas de como organizar o seu ponto de venda.

Até breve!

51 visualizações0 comentário

Commentaires


    bottom of page