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5 dicas de como organizar seu ponto de venda

Atualizado: 18 de out. de 2022

Se tem uma coisa que faz a diferença em um estabelecimento comercial, especialmente nos alimentícios, é uma boa organização das gôndolas.

Para isso, conhecer algumas dicas de como organizar o seu ponto de venda será fundamental, até para tornar mais prático essa organização no dia a dia.

Pense conosco: se um cliente entrar na loja, observar as gôndolas e não encontrar ou nem enxergar todos os produtos que você oferece, ele certamente irá embora e nunca mais voltará. Em outras palavras, é uma péssima ideia não investir um tempo nessa arrumação.

Outro exemplo que pode ser mencionado aqui são aquelas lojas que ao entrarmos já nos sentimos mais confortáveis por conta dos jogos de luzes, música, decoração, temperatura e por aí vai.

Tudo isso faz parte da organização do ponto de venda, portanto, construir esse ambiente de compra agradável, fará com que o seu consumidor escolha sempre você à sua concorrência.

Pensando nisso, nós criamos este artigo com algumas dicas que vão ajudar a guiar esse processo de organização do seu ponto de venda com mais eficiência e agilidade. Acompanhe!

Conheça 5 dicas para organizar seu ponto de venda

As pessoas normalmente reconhecem a importância desse cuidado com o organizar o ponto de venda, porém, não sabem nem por onde começar, principalmente como replicar isso na rotina.

Mas, fique calmo! Com algumas pequenas dicas, tudo isso se tornará mais fácil. Confira abaixo:

#1 Use e abuse do merchandising visual

Como está o merchandising visual do seu ponto de venda? Saiba que é extremamente importante que ele esteja alinhado à identidade da marca. Assim, ao expor os produtos, você poderá gerar diferentes experiências ao seu cliente, impactando positivamente nas vendas.

O seu estabelecimento deve criar um ambiente convidativo aos seus consumidores, pois é isso que fará ele permanecer mais tempo no local.

Nesse sentido, investir em merchandising visual é proporcionar ao comprador, um ambiente confortável, destacando os seus melhores produtos e deixando-os acessíveis para que as pessoas possam ver e se interessar por ele.

#2 Foque no posicionamento estratégico de cada item

Podemos dizer que "quem não é visto não é lembrado" aqui. Isso porque se você não mostrar os seus melhores e principais produtos, como os seus clientes poderão vê-los? Ou seja, os que contam com uma maior saída, devem estar mais visíveis para serem encontrados.

A partir dessa ideia você já saberá como organizar o seu ponto de venda da melhor forma.

Outra informação relevante é com relação ao percurso que os seus clientes fazem dentro da loja. É comum que as pessoas façam um mesmo caminho, que normalmente é da direita para a esquerda.


Então, já com essa ideia em mente, posicione os seus principais produtos no lado direito das gôndolas do ponto de venda.

Ainda sobre o posicionamento dos produtos, uma estratégia muito eficiente é colocar as guloseimas na parte de baixo das gôndolas, visto que o maior público são crianças, que por sua vez, possuem uma menor estatura.

Por outro lado, os adultos não costumam se abaixar muito, o que faz com que os produtos necessitem estar posicionados a uma altura dos olhos.

Não esqueça de locais como as filas de espera, esses são excelentes para posicionar itens de menor valor, mas com demanda alta de saída.

#3 Use a metodologia da psicologia das cores

A psicologia das cores é uma técnica bastante utilizada por grandes marcas, principalmente na publicidade.

Ela segue o preceito de que o cérebro humano age de maneiras distintas conforme exposto a determinadas cores. Desse modo, podemos ressaltar o MC Donald's que usa o vermelho e amarelo, pois eles remetem o cérebro à sensação de fome.




Já em contrapartida os tons de azul-claro e verde transmitem a sensação de limpeza e por aí vai!

Mas, você deve estar se perguntando: como que eu adapto isso para a organização de pontos de venda?

Tudo isso irá funcionar se você adotar a organização por seções da sua loja, com placas e avisos personalizados de acordo com as práticas da psicologia das cores.

Um exemplo a ser adotado é no ponto de venda de pães, usar uma placa com as cores amarelo e vermelho, já nas gôndolas de produtos para higiene pessoal e limpeza, poderá ser nas cores azul-claro e verde.

#4 Organize os preços

Definitivamente não há nada mais desagradável do que não encontrar o preço de um produto por falta de organização.

O primeiro passo nesse ponto de venda é precificar os produtos com pequenas etiquetas coladas na própria embalagem, assim como, pequenas placas nas prateleiras.

Todos esses detalhes farão com que o cliente compare os preços dos produtos e escolha entre um ou outro com mais facilidade.

#5 Tenha muito cuidado com a poluição visual

Uma linha tênue entre chamar a atenção para todos os produtos do ponto de venda e ser mais polido e organizado visualmente.

Neste caso, opte pela segunda opção.

Ao criar ambientes mais harmônicos e livres desse excesso visual, a comunicação passa a ser mais atrativa,chamando assim a atenção do seu consumidor, mas desta vez, positivamente.

A CBN Distribuidora está presente nos melhores pontos de venda

Estamos presentes na distribuição de produtos alimentícios, produtos de limpeza e higiene pessoal para clientes desde pequeno porte até grandes varejistas.

Dessa forma, trabalhamos com especialistas das mais variadas áreas como: merchandising, logística e vendedores. Assim, garantimos que os seus pontos de venda estejam sempre abastecidos com produtos de alta qualidade.

Agora que você já aprendeu algumas dicas sobre como organizar o seu ponto de venda, conheça um pouco mais sobre os nossos serviços e em como podemos auxiliá-lo a manter o seu negócio sempre em crescimento, afinal, contabilizamos mais de 15 anos atuando com serviços voltados a distribuição e logística.

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Aproveite e leia também sobre como fazer uma gestão de qualidade.

Até breve!



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