5 dicas de merchandising para você destacar o seu PDV



Termo muito comum no varejo, a sigla PDV representa Ponto de Vendas, ou seja, o local onde o consumidor irá comprar uma mercadoria. Hoje, devido às inovações do mundo atual, esse PDV pode ser tanto físico quanto on-line.


E por tratar de espaço on-line, o número de e-commerces aumentou exponencialmente com a pandemia do coronavírus ㅡ estima-se que esse mercado, no Brasil, pode faturar R$ 111 bilhões até o fim do ano, de acordo com a Kearney, consultoria global de gestão estratégica.


Inclusive, você já conhece o e-commerce da CBN Distribuidora? Com ele, você tem muito mais praticidade na hora de comprar os nossos produtos.


Mas deixando o virtual um pouco de lado, o tema deste artigo é focar no bom e velho espaço físico, o verdadeiro palco principal de todo varejo. Então, continue lendo e tenha em mãos 5 dicas de como aumentar o potencial de vendas dentro do seu PDV.


Primeiramente, qual a importância do PDV?


Local onde uma pessoa entrará em contato com alguma marca, o PDV é o espaço fundamental para que uma conexão entre ambas as partes aconteça.


Por estarmos num momento de economia de atenção, conforme afirma o economista Herbert Simon, o PDV precisa estar com todos os seus pontos em sintonia. Por exemplo: a música que toca em um estabelecimento precisa estar de acordo com o visual da entrada, bem como o do ambiente interno. E por que isso? Simples: os diferentes meios daquele espaço precisa atingir um único objetivo: vender.


Segundo uma pesquisa do Point of Purchase Advertising Institute (POPAI Brasil), consumidores brasileiros gastam em torno de 12% a mais do que o previsto no PDV. Ademais, 85% das decisões de compra acontecem única e exclusivamente dentro do PDV.


Diante desse panorama, a personificação do PDV é imprescindível, pois, assim, ele se comunica melhor com quem está ali, garante maior fidelidade por parte das pessoas e estabelece melhor relação de contato entre uma parte e outra.


Como potencializar o seu PDV e gerar mais vendas para o seu negócio


Agora que você já sabe a importância de ter um PDV bem preparado para receber o seu cliente, separamos 5 dicas de estratégia que você pode implementar no seu negócio e fazer com que ele venda mais ao longo do mês.


Confira:


1 - Invista em ações sensoriais


Os 5 sentidos podem ㅡ e devem ㅡ ser bastante explorados dentro do PDV. Para exemplificar o que está sendo falado, acompanhe os seguintes tópicos:


Olfato: use uma fragrância agradável e que esteja condizente à sua marca;

Visão: faça bom uso do jogo de luzes e cores, pois pesquisas apontam que as vendas podem aumentar em até 1,93% quando o estabelecimento tem iluminação dinâmica.

Tato: deixe os produtos ao alcance das pessoas, a fim delas manusearem cada um deles.

Paladar: faça degustação de comes e bebes dentro do espaço.

Audição: assim como a escolha da fragrância do ambiente é importante, o mesmo se aplica à música tocada.


2 - Treine os seus colaboradores


Quando os vendedores estão munidos de informações completas acerca do que vendem, a experiência será muito melhor tanto para eles quanto para quem está comprando.


Portanto, invista em treinamentos e qualificações constantes, pois isso fará toda diferença no momento da venda.


3 - Comunique o seu cliente sobre as promoções


Muitas vezes, uma pessoa vai até um local atrás de apenas um produto. Porém, ao chegar lá, se depara com comunicações de outras ofertas, o que a induz a comprar mais do que no início.


4 - Produtos que precisam ter a sua marca reforçada devem estar aos olhos do consumidor


Sabe aquele salgadinho que toda criança adora e pede para seus pais levarem quando vão ao supermercado? Então, essa reação acontece, na maioria das vezes, por ele estar nas prateleiras mais baixas ㅡ e essa premissa pode ser usada para qualquer produto.


Quer outro exemplo? Se você tem um estoque grande de um refrigerante que está prestes a vencer, o que você faz?


Se você respondeu que deixa logo na entrada do estabelecimento com um cartaz de oferta, resposta correta. São essas ações que fazem uma decisão de compra ser tomada por alguém.


5 - Capriche na limpeza


Requisito básico de qualquer lugar, a limpeza precisa estar em dia dentro da sua loja. Afinal, ninguém quer fazer compra em um lugar sujo e desorganizado, certo?




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