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Vendedor comercial: qual a sua função e como ser um bom profissional?


Fundo amarelo. Homem branco adulto de boa aparência, vestindo camisa branca abotoada até o pescoço e segurando um tablet branco.

Se você pensa em se tornar um bom vendedor, ou tem curiosidade sobre essa profissão, está no lugar certo. Hoje vamos falar sobre esse cargo tão importante no setor comercial, que vem se modificando ao longo dos anos para atender às necessidades do mercado e do contexto em que vivemos. Acompanhe conosco e saiba mais!

 

Vendedor comercial: qual a sua função?

A principal função do vendedor é fechar negócios. Existem dois tipos de vendedores que atuam nas empresas atualmente: o interno e o externo.


O vendedor interno é aquele que atende o cliente quando ele chega ao estabelecimento, oferece os produtos ou serviços, faz o seu cadastro e usa do seu poder de convencimento para persuadi-lo cada vez mais.


Já o externo, também chamado de representante comercial, é o caso em que o funcionário vai de encontro ao cliente, onde ele estiver. Marca reuniões para apresentar as vantagens em comprar seu produto ou serviço, oferece amostras grátis, faz o “merchan” e possibilita um contato mais próximo para a empresa.


No entanto, sabemos que a pandemia trouxe um novo cenário: a rápida transformação digital. O vendedor comercial precisou se reestruturar, por conta do distanciamento social. Isso quer dizer que ele não pode ser apenas alguém que está na loja esperando o cliente aparecer, mas sim alguém com uma postura de venda ativa. Na prática, isso significa que ele deve:

  • Divulgar promoções e ofertas especiais para clientes;

  • Procurar novos clientes e oportunidades de venda;

  • Criar relacionamento e conteúdo com o público-alvo, através de mensagens, vídeos e fotos;

Por parte das empresas, é necessário oferecer treinamento adequado para que os vendedores consigam transmitir a mensagem da marca e oferecer os produtos de maneira adequada.

 

Vendedor comercial: como ser um bom profissional?

Flexível, antenado, proativo, determinado. São apenas alguns adjetivos que descrevem um bom profissional para o cargo de vendedor comercial.


Os vendedores são a cara de uma organização. Eles têm a responsabilidade de popularizar a marca e promover os produtos entre os usuários finais. Eles ajudam no bom funcionamento da empresa, gerando receitas e lucros.


Além das qualidades já citadas, um vendedor comercial se tornará bem-sucedido se tiver:


Carisma

Uma pessoa com carisma tem a capacidade de criar um senso de conexão ou compreensão entre ela e seus clientes potenciais. Os clientes veem os vendedores carismáticos não apenas como representantes do produto ou serviço, mas como alguém com quem eles podem ter uma conversa realmente significativa.


Foco

Geralmente os vendedores têm um grande volume de metas de trabalho e atividades a atingir. Por isso, é fundamental se concentrar em uma determinada tarefa. Quanto mais foco e disciplina, melhor o discurso de vendas e a chance de persuadir o cliente a comprar mais.


Competitividade

Os profissionais dessa área já carregam o espírito de competitividade em si e estão constantemente se esforçando para receber o prêmio de “melhor funcionário do mês”. Brincadeiras à parte, essa qualidade faz muita diferença nesse ramo, pois todo bom profissional almeja subir de cargo e conquistar uma posição de destaque, não é mesmo?


Paixão pela profissão

Quando os representantes têm paixão genuína e crença em seu produto, isso ficará evidente na abordagem. Basta perguntar para qualquer um que trabalhe há mais tempo com vendas, como ser um grande vendedor, e ele dirá que você deve ter paixão pelo seu trabalho acima de tudo. O entusiasmo é cativante!


Confiança

Vendedores confiantes agem sem medo e estão dispostos a correr riscos sem se preocupar em ouvir um "não" de um cliente, pois acreditam nesta máxima: “Feito é melhor que perfeito”.


Persistência

Infelizmente, mesmo os melhores vendedores comerciais ouvirão “não” repetidamente. A chave para ser um vendedor de sucesso é ser persistente, mesmo diante de respostas negativas. É importante se dispor a estudar os motivos de impasse para fechar mais negócios e abordar os clientes de maneiras distintas. Chamamos essa estratégia de “teste a/b”.

Esse teste ajuda na captação de dados e é muito utilizado no marketing digital. Como exemplo, podemos citar a seguinte situação: mesmo produto, com dois discursos de vendas diferentes. Qual fez mais sucesso? Qual trouxe mais resultado? A partir daí é possível ter uma visão melhor do que agrada o público.


Honestidade

Alimentar clientes com mentiras ou promessas impossíveis de cumprir não é o caminho para o sucesso, inclusive são esses vendedores chamados de gurus que dão má fama à profissão, em primeiro lugar.


Facilidade para se comunicar

Naturalmente, um dos atributos mais importantes para qualquer vendedor de alto nível é ser um comunicador eficaz. Se a pessoa não é capaz de articular seus pensamentos de uma maneira facilmente compreensível, dificilmente seus discursos de vendas surtirão algum efeito, por melhores que sejam.

 

Sabemos que a tecnologia impulsionou um novo modelo de atuação para os vendedores comerciais. Embora o contato virtual facilite bastante a negociação, a eficácia da venda presencial ainda é muito forte. Nesse sentido, vale ressaltar que as características citadas acima são de grande valor para quem deseja seguir na área.


Além disso, você pode aprender muitas lições de vida com um emprego em vendas, pois desenvolve habilidades que, de outra forma, não receberiam muita atenção.

 

Média salarial de um bom vendedor comercial

A média salarial para vendedor comercial no Brasil é de R$ 2.278,00 e a formação mais comum é de graduação em administração. Esse curso oferece uma ampla formação em gestão para quem deseja trabalhar com vendas, seja numa organização privada ou empreendendo no próprio negócio. Com foco na elaboração de estratégias para melhorar a produtividade, maximizar os lucros e reduzir os custos, a administração pode ser o pontapé inicial de uma carreira sólida.

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