top of page

Tendência do atacado e varejo para 2023

Atualizado: 22 de jun. de 2023



À primeira vista, a tendência do atacado e varejo para 2023 se assemelha bastante com as do ano de 2022, mas a verdade é que este ano apresenta um período de consolidação quando falamos de adaptações aos novos modelos de negócios e vendas.


Com mais de 87% dos pequenos e médios negócios vendendo também no online por meio de lojas virtuais própria ou marketplaces, os estabelecimentos passaram a focar na otimização dessas vendas.


Assim, muitas oportunidades surgiram e vêm surgindo, principalmente no que diz respeito à automatização do mercado atacadista.


Se você está por fora das novidades e tendências do atacado e varejo previstas para ainda este ano de 2023, acompanhe este texto e já fique familiarizado com tudo isso. Veja!


Conheça as principais tendências no atacado e varejo para 2023




Aceleração da digitalização


Compras online e móveis continuam a crescer, incentivando as empresas a se concentrarem em seus canais digitais e aprimorarem a experiência do usuário.


Foco no cliente


As empresas estão cada vez mais focadas em oferecer uma experiência de compra personalizada para os clientes, utilizando dados e tecnologia para entender melhor suas preferências e nece


ssidades.



Sustentabilidade


Os consumidores estão mais conscientes do impacto ambiental e social de suas compras. Nesse sentido, as empresas devem se esforçar para adotar práticas mais sustentáveis e comunicá-las aos consumidores.


Omnicanalidade


Os clientes esperam uma experiência de compra integrada e sem interrupções em todos os canais. As instituições devem investir em soluções que permitam a coleta e análise de dados em todos os canais.



Tecnologia de automação


A automação e a inteligência artificial estão mudando a maneira como as empresas gerenciam sua cadeia de suprimentos, desde a produção até a entrega.


Essa tecnologia de automação nada mais é do que um conjunto de processos e técnicas que visam automatizar tarefas ou processos manuais, permitindo a redução do tempo, custo e esforço humano envolvidos.


Ela é amplamente utilizada em diversas áreas, como manufatura, logística, saúde e finanças.


Com o avanço da tecnologia, a automação tem se tornado cada vez mais sofisticada e capaz de lidar com tarefas complexas, como a análise de dados em larga escala e a tomada de decisões baseadas em inteligência artificial.



Mudança na forma de pagamento


A tecnologia de pagamento está evoluindo rapidamente, com o aumento do uso de carteiras digitais, criptomoedas e outros métodos de pagamento alternativos.


Aumento da concorrência


O mercado global continua a se expandir, com novas empresas entrando no setor de atacado e varejo. As empresas existentes devem se concentrar em sua proposta de valor e experiência do cliente para se manterem competitivas.


Personalização


A personalização se tornará cada vez mais importante em 2023, com as empresas se esforçando para forn


ecer produtos e serviços exclusivos que atendam às necessidades específicas dos clientes.


Quais serão os desafios para o setor atacadista distribuidor?



O setor atacadista distribuidor está em constante evolução e enfrentará diversos desafios nos próximos anos.


Uma das principais tendências no atacado e varejo que se espera para 2023 é a ampliação do uso de tecnologias como inteligência artificial, análise de dados e automação de processos, visando aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais.


Outro ponto importante é a consolidação do comércio eletrônico, que já vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Em 2023, espera-se que a maioria das empresas do setor tenha uma presença online forte e ofereça diversas opções de compra e entrega aos clientes.


Por outro lado, um grande desafio será a gestão da cadeia de suprimentos, já que muitos produtos são importad


os e a instabilidade política e econômica de alguns países pode impactar negativamente o abastecimento.


A gestão da logística também será um desafio, especialmente em um cenário de crescente demanda por entregas rápidas e eficientes.


Além disso, a preocupação com sustentabilidade e responsabilidade social será cada vez maior. As empresas do setor terão que se adaptar a novas regulamentações ambientais e trabalhistas, além de se esforçar para reduzir o impacto ambiental de suas operações.


Em suma, o setor atacadista distribuidor enfrentará diversos desafios e tendências em 2023, mas aqueles que conseguirem se adaptar e se destacar no mercado serão capazes de alcançar um alto grau de sucesso e crescimento sustentável.


A CBN Distribuidora e Logística segue as tendências do atacado e varejo previstas para 2023


Somos uma empresa consolidada no mercado há longos anos, sendo assim, já acomp


anhamos diversas outras tendências garantindo a qualidade em todos os nossos serviços.


Para este ano de 2023, já estamos trabalhando em uma melhor performance dos processos logísticos e automação de outros tantos. Tudo isso pensando em levar ainda mais agilidade, eficiência e excelência ao nosso cliente final: você.



Até a próxima!



117 visualizações0 comentário

Comments


    bottom of page