Recomendações e compartilhamentos de gostos e opiniões em comum é algo normal nas relações humanas. É interessante também pensar no potencial comercial que este comportamento pode ter em uma marca.
Nos últimos anos, temos visto diversos casos de marcas que têm não mais apenas consumidores, mas verdadeiros fãs e defensores. Apple, Netflix, Nubank, todas essas marcas possuem algo em comum: consumidores extremamente engajados e que advogam a favor da marca sempre que possível.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para sua marca começar a angariar admiradores e embaixadores. Obviamente, esta construção de marca é algo que leva algum tempo, mas as dicas abaixo certamente são ótimos primeiros passos. Confira!
Desenvolva um relacionamento profundo
O relacionamento entre empresa e consumidor não pode ser apenas resumido à oferecer o produto e/ou serviço. Na verdade, para criar embaixadores, é necessário ir além. Isso pode acontecer de várias formas, mas uma das principais é criar um vínculo profundo com o público. Aumentar os canais de comunicação, por exemplo, pode ser uma saída interessante. Por que conversar com seu cliente apenas via telefone e e-mail, se você pode utilizar aplicativos de mensagens instantâneas? É importante que o consumidor sinta que existe um senso de segurança, humanização e até mesmo de amizade entre quem compra e quem vende.
Pós venda importa
A ideia de que a relação cliente x marca é encerrada logo após a venda ser concluída não está exatamente correta se sua empresa quiser ter embaixadores. Na verdade, contar com um relacionamento pós-venda é tão importante quanto o trabalho desenvolvido no pré-venda e venda.
Grandes marcas costumam oferecer um suporte robusto para tirar dúvidas ou resolver problemas referentes ao produto ou serviço adquirido pelo consumidor. Isso é especialmente importante para compras de alto envolvimento. Uma vez que o consumidor sinta que possui mais garantias, é muito provável que ele indique sua marca para outras pessoas.
Crie conteúdo
Para o reconhecimento de marca, é imprescindível criar conteúdo para consumidores e potenciais consumidores. A ideia é que sua marca seja interpretada como uma autoridade no assunto, e isso se constrói de diversas formas. Construir um blog com temas relevantes para seu público, postar com frequência nas redes sociais, oferecer newsletter, e-mails e até mesmo SMS. Todas essas são formas de engajar seu público a continuar acompanhando cada atualização em seus canais de comunicação.
Foco na experiência do consumidor
Uma das maneiras mais efetivas de conquistar uma legião de fãs é entender profundamente os desejos, anseios e dificuldades do mercado em que sua marca atua. Entender que as pessoas precisavam de uma maneira mais facilitada e barata de solicitar um carro foi o que motivou a criação da Uber, por exemplo.
Por isso, pensar na experiência do usuário é imprescindível. Como você pode tornar a vida de quem consome seus produtos mais fácil, barata, prática, ágil e confortável? Num mundo digital onde muitas informações e opiniões são compartilhadas, é importante lembrar que um cliente satisfeito provavelmente irá recomendar sua marca a outras pessoas.
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