top of page

Como realizar treinamentos on-line eficazes para a sua equipe



Todo mundo quer se destacar diante da concorrência, correto? Porém, para que isso aconteça, ter um time engajado tanto com a empresa quanto com seus objetivos é fundamental.

Para que essa realidade faça parte de seu negócio, investir continuamente em treinamentos torna-se imprescindível, pois isso além de conectar as pessoas cada vez mais, também aumenta o potencial de cada uma delas, uma vez que se sentem valorizadas. E colaborador valorizado é colaborador que se compromete ainda mais com o o que faz, entregando aos clientes, inclusive, o seu melhor.

Mas com a realidade que estamos enfrentando, ou seja, de trabalho remoto por conta da pandemia do coronavírus, os treinamentos passaram a ser on-lines também, assim como várias outras atividades da rotina comercial.

Pensando nisso, a CBN trouxe, hoje, alguns tópicos sobre o assunto para que você, empregador, possa colocar na prática a cultura de treinamento constante entre os seus funcionários.

Acompanhe o texto e saiba mais!

Por que investir em treinamentos?

Antes de tudo: empresas são feitas de pessoas. Portanto, não adianta nada investir bastante em tecnologia se quem as opera não recebe investimento.

Então, uma boa maneira de fazer com que sua equipe se sinta motivada e importante dentro da empresa é realizando treinamentos e capacitações com certa frequência. Para isso, é preciso desenvolver uma cultura de treinamento entre a equipe, atentando-se a alguns pontos para serem analisados:

● Identifique os pontos fortes e fracos da sua empresa, focando sempre no que pode ser melhorado;

● Verifique se o treinamento que você vai aplicar à equipe é sobre um novo produto ou serviço;

● Incentive o feedback dos participantes e solicite sugestões;

● Faça reuniões frequentes, para avaliar como se encontra o engajamento do time.

Com um bom treinamento, mais conhecimento acerca dos produtos e serviços que a empresa oferece é alcançado, possibilitando, assim, uma melhor experiência por parte do cliente, já que esse vê o estabelecimento como confiável e que sabe o que faz.

Como realizar um treinamento eficaz em tempos de pandemia

Para que você consiga desenvolver um treinamento que gere resultados positivos à sua empresa, ele precisa, em primeiro lugar, atender as expectativas da sua equipe. Por conta disso, seja sempre transparente com os participantes sobre o assunto a ser abordado e o tempo de duração, pois isso já os deixará preparados para o que encontrarão.

A seguir, listamos alguns itens que você precisa se atentar antes de colocar um treinamento em prática.

Agende a data e horário

Antes de qualquer coisa, agende um dia e um horário para que as pessoas possam se programar e, assim, estarem presentes no treinamento.

Esteja preparado

Por mais que você domine o assunto e já realize treinamentos há algum tempo, se preparar para aquela ocasião em específico é muito importante 一 então, tenha em mãos tudo o que você vai precisar. Além disso, verifique se seu equipamento está em dia e se sua internet está estável.

Providencie materiais de apoio

Por mais que as pessoas não estejam no mesmo ambiente que você, ter materiais de apoio é uma boa pedida para entregar às pessoas que estão no treinamento. Para confeccioná-los, uma dica é fazer uso de imagens, recursos audiovisuais e usar a tecnologia ao seu favor.

Determine o tempo

Se manter o foco por longos períodos já é difícil quando o treinamento acontece de maneira presencial, imagina no formato on-line. Para evitar a dispersão dos participantes, seja objetivo e prático. Para isso, determine o horário em que a reunião irá começar e terminar 一 você vai ver que, dessa maneira, os encontros serão bem mais produtivos.

Esteja bem vestido

Não é porque o treinamento acontece em casa que você deve estar com uma roupa “de casa” também. Por isso, vista-se adequadamente.

Anuncie a sua chegada

Normalmente, quando há reuniões online, acontece das pessoas já estarem esperando por você. Então, ao entrar no encontro, anuncie que está por ali.

Finalize com um resumo do que foi debatido

Mesmo o treinamento tendo curta duração, faça um resumo ao final sobre tudo o que foi discutido ali. Assim, as pessoas relembram o que aprenderam e podem compartilhar as suas dúvidas, caso tenha ficado alguma

Caso precise de mais dicas práticas para aplicar no dia a dia do seu estabelecimento, acesse o nosso blog e confira todos os posts que temos para você!

27 visualizações0 comentário
    bottom of page