top of page

Como montar uma ceia de natal completa pagando menos


O Natal está chegando e todo mundo já fica ansioso para reunir os familiares e amigos e comemorar essa data tão querida. No entanto, o que todos aguardam mais ansiosos ainda é a famosa ceia de natal!

Porém, o gasto para fazer esse jantar tradicional tem se tornado cada vez mais preocupante. Todos querem comemorar com tudo que tem direito, mas sem gastar muito. E uma ceia de natal completa com peru, pernil, nozes e sobremesas cheias de requintes não saí barato.

Contudo, com planejamento é possível economizar nas compras, escolher as melhores opções e gastar pouco sem perder a magia dessa época deliciosa do ano.

Vamos te ensinar como montar uma ceia de natal completa pagando menos. Continue lendo!


Não aja por impulso


É preciso que você entenda que o planejamento é a base de tudo! Agir por impulso pode ser o pior dos erros para quem está querendo economizar. Então, defina qual cardápio deseja servir, faça uma lista do que precisa e do quanto pode gastar. Com essa organização, fica mais fácil resistir as tentações.

Faça tudo isso com antecedência, assim você aproveita para pesquisar os melhores preços e produtos, além de evitar gastos extras com os altos preços na véspera das festas. E não esqueça de calcular tudo de acordo com o número de convidados!

Não existe nada melhor do que fazer as compras com calma e sem filas enormes. Você consegue tomar as melhores decisões, economizar tempo e dinheiro e ainda, garantir que tudo saia como planejado.


Substitua ingredientes


Para quem quer ter uma ceia de natal completa pagando menos, essa é uma dica valiosa. É preciso que você considere substituir alguns ingredientes e pratos do jantar. Por exemplo, trocar o peru por um pernil suíno, o bacalhau por um filé de merluza ou o salpicão pela maionese.

Se você não quiser trocar os pratos principais, faça pequenas substituições que dão muita diferença no valor final, como em vez de comprar frutas e castanhas importadas, escolha as nacionais e da estação.

Em dezembro é o período da manga, melancia, figo, ameixa, uva e pêssego. Frutas saborosas, que podem ser usadas em pratos principais, sobremesas e até para decoração das mesas.

Você pode economizar, também, comprando nozes, amêndoas e castanhas quebradas. Elas saem 30% mais baratas e não mudam em nada no sabor, é só juntar tudo e ninguém vai reparar que estão quebradas.

E como dezembro é um mês quente, aposte no sorvete como sobremesa, aproveite as frutas e tenha a combinação perfeita!


Faça uma ceia colaborativa


Se mesmo se organizando e substituindo os ingredientes, ter uma ceia de natal completa ainda não está cabendo no seu orçamento, opte por fazer uma ceia colaborativa. Afinal, é esse o espírito natalino!

Combine os pratos que cada um pode levar para ter uma ceia completa e evitar desperdícios. Assim, todos comem à vontade e gastam menos. É uma forma justa de fazer uma ótima festa, pois não ocupa muito tempo de ninguém e todos economizam.

Essa prática já é muito comum e sempre dá certo. Junte os amigos e familiares e aproveitem esse momento de alegria e comunhão!

Viu como é possível fazer uma ceia de natal completa gastando menos? Depois de todas essas dicas não tem desculpa para deixar de comemorar o natal em grande estilo! Agora que você já aprendeu, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos possam aprender também!

29 visualizações0 comentário
    bottom of page