Fazer uma boa seleção de fornecedores é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Afinal de contas, é isso que mantém a qualidade da operação logística do negócio — e, consequentemente, a competitividade da organização no mercado.
Se tratando de produtos na área de limpeza, higiene e alimentação, o cuidado deve ser redobrado, já que os fornecedores precisam seguir as diretrizes e Boas Práticas de Fabricação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Se você é comerciante, lojista ou trabalha com o público de varejo e precisa recorrer às soluções de atacados e não sabe como planejar a seleção de fornecedores, esse artigo é para você.
Confira 3 dicas para não errar na escolha das parcerias e otimize a produtividade da sua empresa!
1. Antes de fechar a seleção de fornecedores, busque referências
Use e abuse dos mecanismos de busca para fazer uma seleção de fornecedores confiável.
Você pode utilizar a internet para analisar comentários e avaliações feitas por clientes e parceiros do fornecedor em potencial no próprio Google ou em plataformas como o Reclame Aqui. Outra alternativa é buscar grupos específicos nas redes sociais.
Além disso, considere o tradicional boca a boca. Networking é tudo na hora de pedir indicações e avaliar a credibilidade da futura parceria.
Considere também a visão dos clientes atendidos pelos fornecedores. Ninguém melhor que eles para avaliar a imagem da marca.
Ao tomar esses cuidados durante a seleção de fornecedores, sua empresa terá as seguintes vantagens:
Menor chance de problemas futuros;
Garantia de qualidade do produto;
Maior segurança em relação aos resultados;
Qualidade na operação logística.
2.Avalie o posicionamento do seu fornecedor
Se engana quem pensa que a seleção de bons fornecedores se limita à qualidade do produto ofertado. Quando uma empresa fecha uma parceria ou contrata um novo cliente, entender qual é a imagem do parceiro perante o mercado faz toda a diferença.
Em tempos nos quais o posicionamento diz muito sobre os valores do que a empresa faz e de como ela oferece uma proposta de valor aos consumidores é um ponto muito importante por dois motivos: alinhamento de valores e percepção do público sobre a marca.
Digamos que um fornecedor x aparece nas capas de jornal de forma negativa por não cumprir alguma determinação da lei ou por falhas na linha de produção. Se você resolve prosseguir com esse parceiro, é provável que seus clientes acreditem que você compactua com os erros cometidos.
Faça um exercício: quantas marcas já ficaram manchadas por problemas que levaram à contaminação de produtos (e claro, colocaram em risco a vida do consumidor final) ou por ações que não condizem com uma postura ética?
Em 2016, a ANVISA proibiu a venda de extrato de tomate de 5 marcas devido à contaminação do produto com pelo de rato.
Outro caso clássico que gerou repercussão negativa (com razão) foi quando a chamada “Operação Carne Fraca”, deflagrada pela Polícia Federal revelou irregularidades em dezenas de marcas que vendiam carne vencida e misturavam o alimento com papelão e outros produtos químicos que maquiavam e repassavam-a para os distribuidores, ignorando os danos à segurança alimentar.
Em resumo, faça um checklist do seu fornecedor. O que ele faz está de acordo com o propósito da sua empresa? Existe alinhamento de valores entre as partes? O seu cliente (em atacado ou varejo) seria prejudicado por causa do produto deste fornecedor de alguma forma?
A partir desta reflexão, fica mais fácil escolher bons fornecedores.
3.Considere a experiência dos fornecedores em seu ramo de atuação
Um ótimo termômetro para contratar fornecedores de qualidade é analisar a experiência de mercado que eles possuem.
As marcas com as quais você pretende trabalhar a revenda de produtos são conhecidas? A experiência dos fornecedores é consolidada? O produto tem qualidade? Qual é o legado que a marca construiu ao longo dos anos e repassa aos parceiros e clientes?
Ao tomar esse cuidado, você pode evitar uma futura dor de cabeça com problemas que prejudicam o setor financeiro e logístico da sua empresa. Fica a dica!
Conte com a CBN Distribuidora
Ao longo dos anos, a CBN Distribuidora tem evoluído no mercado e se destacado com diversas premiações e cases de sucesso envolvendo o trabalho com marcas renomadas.
Do cuidado com a operação logística à sinergia entre as equipes de merchandising e vendas, a missão da distribuidora não fica limitada à revenda de produtos simplesmente.
Para isso, são consideradas as dicas deste artigo e outros fatores que dizem respeito à qualidade, transparência e compromisso dos fornecedores tanto na fabricação quanto na entrega dos produtos de higiene, alimentação e limpeza.
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