top of page

Layout de loja: como usá-lo ao seu favor nas vendas?


Definitivamente o layout de loja quando é estrategicamente pensado, proporciona uma nova experiência de compra ao consumidor.


Mas, você sabe como usá-lo ao seu favor? Se ainda não, então continue lendo esse texto, pois vamos compartilhar algumas informações importantes para criar uma relação mais próxima com esse cliente, impulsionando a necessidade de compra e a fidelização.


Ainda que não seja algo revolucionário, o layout de loja é algo que os empresários insistem em pecar, priorizando outros setores do negócio, como o atendimento.


Como resultado, eles deixam de oferecer mais comodidade e, até mesmo, incentivos às vendas, pois é exatamente isso que um bom layout de loja pode proporcionar. Isso porque cerca de 80% dos nossos primeiros estímulos são visuais, reforçando assim a importância de um layout de loja bem feito.


Para isso, basta tentarmos lembrar de um dia em que entramos em uma loja e tivemos a sensação de "nos perder no tempo", ou ainda, de entrar em outro estabelecimento e não conseguir passar mais do que 1 minuto no local, justamente por ser insuportável.


Acredite se quiser, mas tudo isso está ligado ao layout de loja.


O que é o layout de loja?


O layout de loja é o planejamento da disposição de produtos, equipamentos e mobiliário dentro de um espaço, com o objetivo de proporcionar uma experiência de compra agradável e eficiente aos clientes.


É uma estratégia importante para atrair e fidelizar consumidores, pois um layout bem planejado pode aumentar a visibilidade e a acessibilidade dos produtos, além de criar um ambiente acolhedor e convidativo.


De acordo com o Manual Layout da Loja, desenvolvido pela associação ECR Brasil, somente a localização de produtos definida não é o suficiente. É essencial fornecer uma certa variedade e boa exposição, de modo que isso faça com que as pessoas visualizem facilmente o que o local oferece.


Contudo, para fazer o layout de loja, é necessário considerar diversos fatores, como:


  • perfil do público-alvo;

  • o tamanho do espaço disponível;

  • o tipo de produto oferecido;

  • a sazonalidade das vendas, entre outros.


O processo envolve desde a escolha do tipo de iluminação e do estilo de decoração até a definição da disposição dos produtos e das áreas de circulação.


Uma das técnicas mais utilizadas no layout de lojas é a disposição em zonas, que consiste em agrupar produtos relacionados em áreas específicas da loja, facilitando a localização pelos clientes.


Outra estratégia é a criação de uma trilha de circulação, que direciona o fluxo de pessoas pelos principais pontos de venda do local.


Além disso, é importante considerar a ergonomia do espaço, com a altura adequada das prateleiras e dos expositores, e a sinalização clara e precisa dos produtos, preços e promoções.


Em suma, o layout de loja é uma ferramenta fundamental para melhorar a experiência de compra dos clientes e aumentar as vendas. Para isso, é necessário um planejamento cuidadoso e uma análise detalhada do público-alvo e das características do espaço físico.


5 dicas para organizar um bom layout de loja


Antes de qualquer coisa, é primordial se colocar no lugar do cliente. Portanto, tente entender quais são as expectativas do seu público ao entrar no estabelecimento e o que pode atrair a sua atenção logo de cara.


Dito isso, vamos as principais dicas que reunimos neste artigo:


#1 Conheça seu público-alvo


Antes de começar a planejar o layout da loja, é importante ter uma compreensão clara do público que você deseja atrair. Considere sua idade, gênero, estilo de vida, preferências e comportamentos de compra.


#2 Crie zonas específicas para produtos


Organize sua loja em diferentes áreas temáticas ou zonas específicas para produtos. Isso tornará mais fácil para os clientes navegarem pela loja e encontrarem o que procuram. Certifique-se de que cada zona tenha um ponto focal, como uma vitrine atraente ou uma exibição de produto exclusiva.


#3 Utilize uma trilha de circulação clara


Crie uma trilha de circulação lógica e fácil de seguir pelos principais pontos de venda da loja. Isso ajudará os clientes a se locomoverem sem se sentirem perdidos ou confusos.


#4 Priorize uma iluminação adequada


A iluminação correta é essencial para criar a atmosfera certa em sua loja. Use luzes brilhantes para realçar as áreas principais de venda, como as vitrines e áreas de exibição, e luzes suaves para áreas de descanso ou de espera.


#5 Incentive a experimentação


Crie áreas de experimentação onde os clientes possam experimentar produtos. Isso pode incluir espelhos, mesas de exibição e áreas de experimentação interativas. A experiência tátil ajudará a incentivar a compra e a fidelizar os clientes.


Quais outras vantagens você pode encontrar ao implantar um layout de loja?


  • Diversificação na apresentação das mercadorias de modo funcional e criativo;

  • Uma melhor comodidade ao cliente;

  • Desenvolve uma melhor percepção e experiência do consumidor;

  • Promove um aumento da satisfação do cliente;

  • Impulsiona, e muito, as vendas.


A CBN Distribuidora é parceira do seu negócio


Somos uma distribuidora de produtos alimentícios, de limpeza e higiene pessoal para clientes de pequeno porte ao grande varejo, ou seja, estamos ao lado de diversos empresários, levando qualidade e excelência por meio de produtos e uma logística eficiente.


Visite o nosso site e conheça mais!


Aproveite e leia também sobre o relacionamento com o cliente e como melhorá-lo.


Até breve!


25 visualizações0 comentário

Comments


    bottom of page