Nós sabemos que 2020 foi um ano desafiador para todos, principalmente para os varejistas de todo o mundo (clique aqui para ver a nossa retrospectiva). Foram exigidas de nós novas formas de mudanças, tanto das empresas quanto dos consumidores, com o objetivo de atender as necessidades e fazer o negócio lucrar. O impacto que tivemos devido a crise do coronavírus deixou a área do varejo instável e incerta, mas isso não quer dizer que não podemos ser criativos e usar a tecnologia a nosso favor.
Diante disso, o ano de 2021 tem tudo para começar com o pé direito! Muitas pessoas estabeleceram novas metas a serem alcançadas para as suas empresas. E se você se identificou e quer dar um up em suas estratégias para vender mais ou quer tirar projetos do papel, continue lendo para saber as novas tendências e inovações no mercado varejista neste ano.
PIX – Sistema de pagamentos instantâneos
Em novembro de 2020, tivemos o lançamento do PIX pelo Banco Central (BC), uma nova forma de fazer transferências e pagamentos por todo o país de modo instantâneo, barato e acessível. Nele, o pagamento pode vir a acontecer 24 horas por dia, em todos os dias, sem exceção, e o melhor: tudo isso em apenas 10 segundos.
Basta você ter o CPF/CNPJ, o número do telefone/celular, QR Code ou o e-mail do destinatário, sem a necessidade de ter que passar os dados da sua conta. A maioria dos estabelecimentos comerciais estão aderindo a esse método seguro de transferência em tempo real.
Aproveite essa vantagem!
Venda de produtos naturais e saudáveis
As pesquisas a respeito de produtos naturais, orgânicos, ecológicos e saudáveis vêm aumentando constantemente. Por causa da pandemia, a questão da sustentabilidade veio à tona e as pessoas se tornaram mais conscientes de seus consumos, o que levou as marcas e empresas a investirem nesses produtos.
Aposte em produtos que melhorem a saúde e, ao mesmo tempo, ajudem o meio ambiente.
E-commerce
O e-commerce, também chamado de loja virtual, loja online ou comércio eletrônico, é um site de compra e venda de produtos ou serviços através de um dispositivo eletrônico (computador, notebook, smartphone, tablet). O pagamento é realizado por meio de cartão de crédito, boleto ou depósito bancário, o que facilita a vida do comprador, já que ele não precisa sair de casa.
Dentre tantas, essa foi uma das soluções encontradas na pandemia por vários empresários para manter os seus negócios. Inclusive, por conta disso, nós fizemos um texto com 7 dicas para você investir no on-line e aumentar o seu faturamento. Aprenda a posicionar sua empresa em sites de busca para que ela seja facilmente encontrada e otimize suas vendas!
Omnichannel – Fidigital
O conceito omnichannel significa todos os canais, e é uma estratégia de marketing que visa unir todos os atendimentos da empresa, on-line e offline. A ideia é ter um sistema dividido em loja física e on-line para oferecer ao consumidor final do produto ou serviço, ficando a critério dele realizar compras pelo dispositivo eletrônico ou ir até a loja física. Também podem trazer a compra online e a retirada na loja.
Enfim, são várias possibilidades de compra e venda nessa tendência, seja criativo!
Aplicativos de entrega
Os aplicativos de entrega começaram a surgir em 2011, aliando-se a transformar o seu negócio e a fidelizar clientes. Atualmente, encontramos esses aplicativos em diversas áreas: alimentícia, vestuário, farmacêutica, entre outros.
Os consumidores procuram serviços rápidos e fáceis, e por meio dos aplicativos de entrega isso se tornou possível. Escolha um app que atenda as demandas dos seus clientes e da sua empresa para oferecer um serviço de qualidade.
Customização
A possibilidade de o próprio cliente personalizar o produto que vai comprar está em alta! Novas oportunidades estão surgindo para transformar e diferenciar a experiência do consumidor final. A customização dos produtos tem o intuito de impactar no consumo e transmitir a ideia de participação e envolvimento desde o pedido até a entrega.
Live shopping
Uma opção bacana para os vendedores de loja física, a tecnologia consiste em realizar transmissões ao vivo para vendas. Desse modo, o vendedor mostra todas as vitrines, os detalhes dos seus produtos e os diferenciais sobre a sua marca ou empresa.
Ao mesmo tempo, o comprador irá conhecer mais a sua loja e você oferecerá uma humanização para o seu negócio, o que permite uma interação ao vivo com o público e chamando a atenção do consumidor.
Aposte nisso!
Reparou que todas as tendências sempre dão um jeito de unir o físico e o digital? Por isso, estude sobre a posição do mercado varejista, as possibilidades de melhora e os possíveis desafios que a sua empresa pode enfrentar.
Acha que acabamos por aqui? Jamais! Quando puder, indicamos a leitura do nosso artigo As tendências no varejo pós-Covid.
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